Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
27/08/2018
/Etc

Você sabe o que é preciso para doar cabelo? Descubra aqui!

Doadora de cabelos

Fazer o bem ao próximo é uma atitude que proporciona uma sensação muito boa, especialmente quando se sabe que vai ajudar alguém a melhorar sua qualidade de vida, certo? Se você gosta de contribuir para o bem-estar do outro, já deve ter pensado em doar algo para melhorar a autoestima de alguém.

Quem, infelizmente, passa por momentos difíceis, como o tratamento contra o câncer, muitas vezes precisa de itens poucos convencionais, como perucas. E é aí que surge a dúvida: como doar cabelo? Existem alguns critérios a serem considerados antes que se possa fazer esse gesto tão importante.

E saiba: com essa ação, você melhorará o amor-próprio de alguém e a ajudará a ficar mais feliz. Quer conhecer os procedimentos necessários para doar seu cabelo? Então continue conosco!

 

Entenda o que é necessário para doar

Pacientes que passam pelo tratamento do câncer, sofrem um impacto muito grande na autoestima — e a perda de cabelo é uma das grandes responsáveis por isso. Por esse motivo, algumas organizações oferecem oportunidades para que pessoas saudáveis que se sensibilizem com a dor desses pacientes possam doar seus cabelos sem burocracia para que eles se transformem em perucas.

No entanto, alguns requisitos precisam ser cumpridos. O primeiro deles é em relação ao comprimento do cabelo: ele precisa ter, pelo menos, 20 cm para que possa ser aproveitado com sucesso em uma peruca. Além disso, é importante que o cabelo não encoste no chão e que esteja lavado, seco e amarrado com um elástico antes de ser enviado para a organização que fará a confecção do acessório.

 

Veja como fazer a doação

Depois de seguir todos esses procedimentos, é importante armazenar o cabelo corretamente dentro de um saco plástico. E lembre-se: é fundamental que ele esteja bem seco para evitar mofo. Com os fios em mãos, é preciso escolher uma instituição responsável e com credibilidade para fazer a doação.

Então, basta acessar o site da organização e seguir as orientações. Normalmente, pede-se que o doador se cadastre na plataforma a partir do preenchimento de um pequeno formulário. Depois, a instituição envia um código que deve ser marcado no saco plástico no momento do envio para facilitar a identificação. Simples, não é mesmo?

 

Saiba o que é feito com o cabelo após o recebimento pela instituição

Essa é uma curiosidade comum. Quando o cabelo chega à instituição, voluntários fazem uma triagem para analisar a qualidade dos fios, tipo de cabelo, coloração e tamanho. Depois disso, eles são encaminhados para a confecção das perucas e, quando elas estão prontas, são enviadas à organização para distribuição.

Somente depois de toda essa jornada, a paciente recebe seu presente. Esse gesto melhora o dia de qualquer doente de câncer. Afinal, muitas pacientes sofrem mais com a queda do cabelo do que com o problema de saúde em si.

Agora que você já sabe como doar cabelo, ajude quem precisa desse gesto nesse momento tão difícil. Mesmo que para você pareça uma ação simples, esse é um presente que pode mudar a vida de pessoas que não sentem mais ânimo.

Ficou com alguma dúvida sobre doação de cabelo? Deixe um comentário aqui neste post para que possamos ajudá-lo.