Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
14/12/2018
/Papo médico

Perucas grátis para pacientes

paciente careca com um lenço rosa na cabeça

 

Enfrentar o diagnóstico de câncer é difícil para qualquer paciente. No caso das mulheres, o tratamento quimioterápico pode ser traumático e abalar a autoestima pela queda dos cabelos. Mesmo assim, é possível lidar bem com essa situação: existem instituições que oferecem perucas grátis para quem tem câncer.

Atravessar essa fase tão delicada, poder cuidar da aparência e sentir-se mais bonita traz qualidade de vida para as pacientes, o que certamente terá um impacto bastante positivo no tratamento e em sua recuperação. Quer saber como conseguir uma peruca grátis? Confira o post a seguir e veja o que é preciso fazer!

 

Importância dos cuidados com a beleza e a autoestima para o tratamento

Muitos não entendem por que, ao receber a quimioterapia direcionada para o câncer de mama, por exemplo, um dos efeitos colaterais é a queda de cabelo. O que ocorre é que os medicamentos agem sobre todas as células do corpo, não somente as cancerígenas, e isso ocasiona a perda dos fios.

Se, para os homens, ficar careca não chega a ser um problema, para as mulheres, a queda dos fios abala a autoestima ao afetar diretamente sua identidade. Por isso, cuidar da aparência pode interferir no bem-estar das pacientes. O uso da peruca vai fazer a mulher se sentir mais bonita e preparada para enfrentar a doença.

 

Recomendações antes de adquirir o acessório

Se você está em tratamento contra o câncer ou conhece alguma mulher que vai fazer quimioterapia, antes de adquirir uma peruca é preciso seguir algumas recomendações:

 

Passo a passo para adquirir perucas grátis para quem tem câncer

Muitas mulheres não podem comprar uma peruca em razão do alto custo desse acessório. No entanto, algumas instituições têm banco de perucas, onde é possível adquiri-lo gratuitamente.

A Fundação Laço Rosa, por exemplo, tem um banco de perucas on-line, destinado a pacientes de todo o Brasil. Com esse projeto, a entidade já atendeu mais de 3.500 pessoas. Para solicitar uma peruca, é preciso preencher um cadastro no site e enviar o laudo médico. A paciente pode escolher o estilo, o comprimento e a cor dos fios.

Viu como é simples adquirir perucas grátis para quem tem câncer? Projetos como esses trazem alegria e esperança para as mulheres continuarem a cuidar da aparência durante a luta contra doença.

Gostou de acompanhar este post? Fique por dentro de outros conteúdos sobre câncer de mama — é só seguir a Fundação Laço Rosa no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!