Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
26/09/2018
/Etc

Entenda como funciona um banco de perucas

mulher com cabelo rosa voando

É muito bom renovar o visual, não é mesmo? Agora imagine cortar os cabelos e ainda fazer o bem? Pois é, você pode doar suas madeixas para um banco de perucas. Assim, ainda dá uma força na batalha de muitas mulheres contra o câncer.

Perder os cabelos é um efeito colateral da quimioterapia e tem um impacto grande na autoestima para a maioria das pacientes. Então, ajudar projetos que confeccionam perucas e transformam a vida das mulheres que estão em tratamento é um grande presente para elas.

Preparamos este post para que você entenda como funciona um banco de perucas e quais são os requisitos para a doação dos fios. Acompanhe!

 

Quais os requisitos para doar cabelo?

Quem quiser ser solidário com a doação de cabelo precisa seguir alguns passos para que os fios sejam encaminhados em bom estado para os bancos de perucas. O ideal é que o cabelo que será doado tenha, pelo menos, 20 cm de comprimento, para que a confecção do acessório seja viável.

A primeira recomendação é deixar os cabelos limpos e secos naturalmente (não use secador ou chapinha) para que os fios não mofem. Não se preocupe se o cabelo está tingido: ele pode ser doado da mesma forma!

É importante avisar o cabeleireiro da sua intenção para que ele corte da forma correta. Assim, ele vai prender uma mecha com um elástico e cortar 1 cm acima dessa marca. Quando receber os fios cortados, coloque-os com cuidado em um saco plástico para fazer o envio de acordo com as regras da instituição que quer ajudar.

 

Como é o trabalho do banco de perucas?

Algumas instituições de apoio a pacientes com câncer desenvolvem projetos de banco de perucas. Com a doação de fios e a ajuda de voluntários, elas confeccionam o artigo e o encaminham para as mulheres que perderam os cabelos em razão da quimioterapia.

É um trabalho bastante delicado, pois esse acessório deve ficar com aspecto natural. Por isso, é importante seguir as especificações para o envio dos fios. As perucas vão trazer vida nova às pacientes, que podem seguir o tratamento com mais confiança enquanto cuidam da aparência.

Alguns projetos vão além: aproveitam a etapa de confecção do acessório e dão a oportunidade de formação profissional em perucaria. Assim, criam uma nova fonte de renda para quem se interessa pela área.

 

Como posso ajudar esses projetos?

Ficou interessado em ajudar? É só escolher uma instituição que desenvolva esse tipo de projeto e seguir o passo a passo para o envio correto dos cabelos. Em caso de dúvidas, entre em contato com a entidade e peça mais detalhes — como são a produção e o posterior encaminhamento para as pacientes, por exemplo.

Em muitos bancos de perucas, o doador faz o envio via correio mesmo, o que permite que pessoas de todo o Brasil possam contribuir. Em outros, a entrega é feita diretamente no salão de cabeleireiro. Informe-se e veja como ajudar!

O trabalho do banco de perucas é essencial para trazer de volta a autoestima de mulheres fragilizadas com o tratamento contra o câncer. No entanto, para funcionar e ser capaz de ajudar essas pacientes, a contribuição da população com a doação de cabelos é muito valiosa.

Quer saber como fazer o bem doando seus fios? Conheça o trabalho do banco de perucas da Fundação Laço Rosa e saiba como encaminhar seu cabelo para o projeto!