Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
25/10/2018
/Etc

Como doar cabelos?

mulher com cabelo comprido de perfil

Fazer o bem ao próximo é uma atitude muito especial, principalmente em um mundo em que a maioria das pessoas parece pensar apenas em si mesma. Quando alguém passa por uma situação difícil, como um diagnóstico de câncer, qualquer gesto de solidariedade é importante.

Uma forma de ajudar esses pacientes a recuperarem a autoestima é fazer uma doação de fios que podem se transformar em uma peruca. É essencial, no entanto, saber qual o tamanho mínimo para doar cabelo: assim, pode-se fazer a ação de maneira adequada para que os fios sejam aproveitados na confecção do acessório.

Neste post, mostramos esse e outros critérios exigidos pelas organizações não governamentais (ONGs) que atuam nesse segmento. Acompanhe!

 

Qual é o tamanho mínimo para doar cabelo?

Independentemente da boa vontade do voluntário, é preciso que os fios tenham um comprimento mínimo para possibilitar a confecção da peruca. A maioria das instituições exige que o tamanho seja de, pelo menos, 20 cm. Por isso, antes de cortar o cabelo, é importante verificar se ele tem o comprimento mínimo.

Se não tiver, é preciso esperar que ele cresça mais de forma a possibilitar a doação. Além disso, para cabelos com corte em “V” ou repicados, o tamanho mínimo recomendável é de 20 cm.

 

Como o cabelo precisa ser enviado?

Primeiramente, é importante que o cabelo esteja limpo e completamente seco. Depois, é preciso que o cabeleireiro amarre os fios com um elástico antes de cortá-los. Nesse momento, eles não podem estar escovados ou com chapinha, é preciso que sejam enviados em sua forma natural.

Em seguida, os fios devem ser colocados em um saco plástico e não podem encostar no chão. Se o cabelo já cortado atender a todos esses critérios, basta enviá-los para a instituição que fará a confecção da peruca.

 

Cabelos com química podem ser utilizados em perucas?

Sim! Esse é um mito que impede muitos de doarem seus cabelos por acharem que os fios não podem ser aproveitados. Os fios passam por um processo de reparação antes da confecção da peruca e, por isso, mesmo que estejam danificados por química ou uso excessivo de chapinha e secador, ainda podem ser usados.

 

Por que é importante conhecer as instituições antes de doar o cabelo?

Escolher uma instituição séria e de credibilidade é fundamental para garantir que ninguém tire proveito da boa ação. Isso porque, quando a instituição é comprometida com o que faz, ela cria estratégias para ajudar os pacientes sem pedir nada em troca.

Além de fornecer perucas gratuitas para quem precisa delas, as ONGs oferecem uma oportunidade de negócio para quem quer trabalhar e tem interesse em aprender a confeccionar perucas. Então, se você tem o tamanho mínimo para doar cabelo, não hesite em entrar em contato com uma instituição séria.

Assim, você pode ajudar a melhorar a autoestima de uma paciente vítima de câncer. Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação a esse assunto ou tenha sugestões para ajudar a enriquecer os conteúdos aqui do blog, deixe seu comentário!