Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
08/08/2018
/Bem estar

Como a alimentação pode amenizar efeitos colaterais do tratamento?

Durante o tratamento do câncer muitos pacientes têm alterações na alimentação. No tratamento de quimioterapia, de uma forma geral, a aplicação dos medicamentos que visam tratar as células malignas também atingem células sadias de multiplicação rápida do nosso organismo.

Assim, a partir do momento que qualquer parte do organismo seja atingida, surgem os efeitos colaterais indesejados.

Sempre digo para os pacientes que acompanho: não há um tratamento específico e direcionado para tratar esses sintomas, mas existem medidas comportamentais, alimentares e por vezes medicamentosas para diminuir esse impacto negativo na qualidade de vida.

A seguir, vamos conferir as principais reações adversas provocadas pelo tratamento do câncer e as medidas dietéticas para contornar esse quadro.

Náuseas e Vômitos

São sintomas comuns durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Veja algumas dicas para amenizar:

 Inchaço

O inchaço está presente em alguns tipos de protocolos, principalmente para tratamento de leucemias e câncer de mama. Muitas vezes está associado ao uso de corticoides. Algumas estratégias dietéticas auxiliam na diminuição desse sintoma:

Dicas de alimentação para amenizar os efeitos colaterais de forma geral

É importante lembrar que durante o tratamento do câncer, é necessário um suporte nutricional especializado para manejo dos efeitos colaterais indesejados, controle do peso, melhora da imunidade e suplementação somente quando necessário. Não deixe de conversar com o seu médico e faça o acompanhamento nutricional.

 

*Artigo escrito por Beatriz Silva, nutricionista da São Carlos Saúde Oncológica