Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
08/05/2019
/Papo médico

A importância do nutricionista para pacientes

Um estudo apresentado no ESMO Breast Cancer 2019, em Berlim, acompanhou 204 pacientes com câncer de mama que receberam orientações nutricionais logo após seu diagnostico inicial. Segundo a nutricionista Bruna Moraes, ele é importante, pois além de ajudar durante o tratamento, aumenta a qualidade de vida do paciente.

Mesmo que já comprovado que o ganho de peso e o excesso de peso estão relacionados ao aumento do risco de mortalidade em pacientes com câncer de mama, o acompanhamento nutricional ainda não é algo muito explorado. Por isso, o objetivo do estudo era mostrar as vantagens de seguir uma dieta saudável assim que se descobre o resultado.  

Uma dessas vantagens mostradas pelo estudo, que consistia em visitas mensais ao nutricionista e uma avaliação no inicio do tratamento e seis meses depois, comprovaram que além da perda de peso, houve uma considerável diminuição na taxa de depressão.

Para Giuseppe Curigliano, professor de oncologia na Universidade de Milão, Itália, é muito importante para uma mulher que descobre o câncer de mama e está acima do peso, que ela além do acompanhamento de um cardiologista, tenha o acompanhamento de um nutricionista especializado para perder peso, melhorar seu estilo de vida e sua condição geral.

E para isso, os profissionais nutricionistas devem se aprofundar mais no assunto e entender que só eles podem educar o paciente em relação a sua alimentação, deixando claro todos os benefícios que irão ter com sua nova forma de vida, dentre eles: a quantidade de nutrientes satisfatória para seu tratamento, um microbioma intestinal favorável a microrganismos relacionados ao controle imunológico e ao humor, além de diminuição no risco de doenças como hipertensão e diabetes e uma composição corpórea mais adequada.

 

Fonte: http://bit.ly/onconews-nutricionista