Voltar

Vai que dá

Colunista:

Danielle Van Strarten

Danyelle Van Straten, sócia-diretora da Depyl Action, filha de Andre Van Straten (in memoriam) e Glaci Van Straten, tem ?40? anos e é natural de Balneário Camboriú (SC). Apesar de nascida e criada no litoral catarinense, Danyelle escolheu Belo Horizonte para morar e criar os filhos, Daniel, de ?5 anos, e André, de 12 anos, que são mineiros. Desde 2001, a capital dos bares é não só a sua cidade do coração, como também a sede de sua rede de franquias de depilação, a Depyl Action - da qual está à frente há quase 20 anos. Danyelle é administradora e especialista em gestão de rede de franchising. Além disso, em março de 2014, assumiu a direção da Associação Brasileira de Franchising em Minas Gerais. ?

Como avaliar se sua ideia de negócio vai fazer sucesso?

Abrir um negócio e conquistar o tão sonhado espaço no mercado de trabalho é o sonho de muitas mulheres, não é mesmo? Antes de investir nesta empreitada, no entanto, planejar é preciso! O primeiro passo desta trajetória é avaliar se sua ideia de negócio vai fazer sucesso. Neste post, eu vou dar algumas dicas que vão ajudá-la a fazer essa avaliação. Vamos lá?

Analise sua afinidade com o futuro negócio

Independentemente da ideia de negócio que você tenha, é essencial avaliar se você realmente tem afinidade com o segmento escolhido, com seu público-alvo e dinâmica do dia a dia do mercado.

Uma pessoa que não gosta de animais, por exemplo, pode ter uma ideia incrível na área de pet shop e veterinária. No entanto, sua falta de afinidade e, consequentemente, de conhecimento sobre o mercado pet pode colocar tudo a perder.

Por isso, na hora de pensar sobre ideias de negócio, comece avaliando quais são suas paixões, que tipo de mercado te motiva e desperta seu interesse na hora de empreender. Seguindo por esse caminho, você aumenta suas chances de ter uma ideia de negócio em uma área que gosta e domina, o que já é meio caminho andado no árduo mercado do empreendedorismo.

Veja se sua ideia de negócio está alinhada com a necessidade do público-alvo

Mesmo que você tenha afinidade com o negócio que pretende começar, é importante fazer uma avaliação cuidadosa para checar se sua ideia está alinhada com a necessidade do público-alvo.

Para isso, algumas perguntinhas são necessárias. Quem são as personas que você pretende atingir com seu produto e/ou serviço, quais são suas necessidades, onde elas estão, qual é a deficiência do mercado que você irá suprir…. É preciso ter em mente que são as necessidades que motivam o público-alvo a comprar.

Procure perceber até que ponto sua ideia de negócio é útil e acrescentará valor à vida das pessoas. A utilidade da ideia é fator essencial para ela se concretizar. Por isso, nunca deixe de avaliar este aspecto antes de começar um negócio.

Avalie o potencial de inovação

Verdade seja dita: as pessoas gostam de novidades! Por isso, seja no produto, serviço ou até mesmo nos processos do seu futuro negócio, a inovação tem que ser um ponto presente.

Ao avaliar sua ideia, reflita sobre o que você pode oferecer de diferente para o seu público-alvo. Veja o que sua concorrência direta faz e o que é possível fazer melhor e atender a uma necessidade que não é suprida por quem já está no mercado.

Como você pode fazer diferente e surpreender o público? É importante que inovação não esteja só no seu DNA. Sua equipe também deve comprar a ideia e estar preparada para eventuais resistências do mercado, que pode desconfiar de algo novo, que fuja do senso comum.

Busque ampliar seus conhecimentos de gestão

Para colocar em prática sua ideia de negócio e transformar sua empresa em um sucesso, é importante apostar no estudo e, caso não tenha, adquirir conhecimentos de gestão.

Desta forma, você poderá atuar com segurança em ações importantes, como precificar corretamente seus produtos e/ou serviços e conseguir avaliar corretamente os custos na hora de montar um negócio, ponto que compreende, por exemplo, investimento em desenvolvimento de produtos, comunicação, distribuição etc.

Ter conhecimentos de gestão também auxilia na hora de montar um modelo de negócios para sua empresa. Com todas as informações necessárias você certamente terá mais facilidade para escolher uma opção que não só agrade a você e a seu público, mas que também seja rentável futuramente.

Tenha atenção à parte financeira

Para uma ideia de negócio ter sucesso, ela também precisa ser viável financeiramente. Começar uma empresa não é algo só para quem tem uma conta bancária recheada. É possível iniciar um negócio sem ser rica, desde que você tenha as fontes financeiras necessárias para tornar sua empresa uma realidade.

Além das próprias economias, você pode recorrer a investidores e até mesmo a financiamentos para realizar seu sonho. É importante saber que uma ideia de negócio promissora é projetada para fazer a empresa crescer. O mercado não precisa ser grande, mas você deve avaliar em quanto tempo sua empresa conseguirá se expandir.

Caso sua ideia necessite um investimento muito alto, por exemplo, seu crescimento será lento. Neste caso, avalie se vale mesmo a pena investir neste mercado.

Faça pesquisas de mercado

Para saber se sua ideia de negócio realmente será um sucesso, não basta perguntar a amigos próximos o que eles acham do seu futuro produto ou serviço. Faça uma pesquisa séria, que possa testar de forma objetiva o desempenho da sua ideia junto ao público-alvo definido.

O ideal é conversar com potenciais clientes assim que tiver a ideia e investir na profissionalização na hora de fazer o investimento. É preciso que as pessoas realmente comprem o que você oferece. Caso contrário, você não terá dinheiro para sustentar a operação mesmo a médio prazo.

O alerta vermelho deve ser aceso se você chegar à conclusão que seu mercado é generalizado. Especificar e focar em uma público-alvo bem determinado é preciso e é ponto decisivo para o sucesso da sua ideia.

Para saber se sua ideia de negócio vai dar realmente certo, é importante conhecer e entender a necessidade do seu público-alvo. Para continuar crescendo no mercado, é essencial ter a inovação como ponto base da filosofia da empresa e ficar sempre ligada na mudança constante de comportamento dos seus consumidores.

Para ter destaque, é preciso estar sempre um passo à frente e oferecer para seus clientes algo que eles nem sabem ainda que desejam. Rompa padrões e surpreenda. Invista em uma ideia que você tenha afinidade. Assim, terá a paixão e os conhecimentos necessários para colocá-la em prática e ver seu negócio crescer.

Capacitar-se também é preciso. Caso não tenha conhecimentos de gestão, não perca mais tempo: procure cursos, leia livros e converse com empreendedores para adquirir as informações necessárias para gerenciar sua empresa com eficácia.

O sucesso de uma ideia de negócio depende não só da sua viabilidade, como também na energia do empreendedor em torná-la realidade!