O que perguntar para o mastologista

As perguntas certas podem fazer toda a diferença para o tratamento do paciente diagnosticado com câncer de mama, e mesmo nas consultas de rotina, a informação é a melhor forma de empoderamento. Listamos algumas perguntas que não podem faltar em uma consulta ao mastologista. 

1. Para uma consulta de rotina a mamografia deve estar em pauta. Pergunte para o seu médico se no seu caso já é recomendado o exame. Em alguns casos o especialista pode considerar a mamografia necessária ou dispensável, de acordo com fatores que variam de mulher pra mulher.

2- Antes dos 40 anos, quais exames devem ser realizados? Pergunte sobre todos os possíveis métodos de diagnóstico disponíveis. 

3- Tenho histórico de câncer de mama na família. Quais precauções devo tomar desde já?

4- Doutor, eu tenho silicone! A prótese pode dificultar a identificação de tumores, no entanto, algumas manobras aumentam o campo de visão. Informar o médico pode fazer toda a diferença no diagnóstico.

5- Tenho sentido dores nas mamas, o que pode ser?

6- Meu exame de mamografia apresenta calcificações. O que significa isto? Apesar das calcificações comumente serem benignas elas podem ser também o único achado clínico na fase inicial do câncer. Diante desta sinalização na mamografia é importante perguntar ao seu médico sobre novos exames e uma investigação mais detalhada.

7- Observei saída de líquido pelo mamilo, o que isto pode ser? A descarga papilar, como este sintoma é chamado, exige mais atenção da mulher quando é unilateral, espontâneo e persistente. Apesar de a maioria dos quadros de descarga papilar está relacionada à um diagnóstico benigno, no entanto, uma avaliação apropriada será necessária para esclarecimento,

8- Tenho um nódulo na mama, o que isto significa?

Os nódulos são bastante comuns e em sua maioria, benignos. Fazer esta pergunta ao especialista pode ajudar a tirar muitas “neuras” e preocupações, além de prevenir um problema maior. Nas mamas, nódulo, designa qualquer lesão detectada pela palpação ou pelos exames de imagem e que se mostra com forma aproximadamente arredondada e delimitada.

9- Como são reconhecidos os sintomas do câncer de mama?

Como os sintomas associados ao câncer de mama são múltiplos e muitas vezes, presentes apenas nos casos mais avançados da doença, a paciente deve sempre informar ao médico qualquer anomalia e se informar sobre sinais de alerta.

10 - O câncer de mama pode ser prevenido?
Não existe nenhuma técnica comprovada que evite que o câncer de mama surja. No entanto,o diagnóstico precoce é possível por meio de uma rotina de check-up e aumenta
potencialmente as chances de cura. Perguntar ao médico sobre a prevenção é uma boa oportunidade de receber dicas preciosas de um estilo de vida mais saudável que reflete diretamente em ganhos para a saúde geral da paciente.

11 - O que é birads? 

12 - Qual o meu tipo de câncer? 

13 - Como será a cirugia? Pergunte todos os detalhes possíveis.