Dor

Câncer de mama causa dor? 

Uma grande dúvida entre as mulheres é se o câncer de mama causa muita dor. Em sua fase inicial não dói, mas na fase mais avançada, sim. A dor acontece por causa da invasão das estruturas adjacentes ao tumor (pele, músculos, ossos, estruturas vasculares e nervosas), quando existem grandes lesões na mama ou metástases axilares volumosas. Além da presença de nódulo mamário palpável, apresentam-se sinais como: vermelhidão, depressão na pele, edema ou retração do mamilo. 

O câncer de mama na fase inicial, que contém alta probabilidade de cura, não apresenta sintomas, sendo apenas perceptível pela mamografia e/ou ultrassonografia ou exame médico. Por isso a importância de sempre procurar um médico para realizar um exame preventivo, mesmo que a paciente não sinta nada nas mamas.

Dor nas mamas é sempre câncer?

Quem sente dor nas mamas não deve ficar preocupada pensando que está desenvolvendo um câncer. Na maioria dos casos, a dor mamária é causada por problemas benignos nas mamas (mastalgia benigna), provocados principalmente pelas alterações hormonais durante o ciclo menstrual, que leva ao acúmulo de líquido nas mamas.

Outras causas para as dores nas mamas são as extra mamárias, ou seja, quando o problema se origina em outra parte do corpo e se irradia para a mama. Com exames específicos, o médico deve ficar atendo à outras causas possíveis, que é mais importante do que tratar do sintoma. Dentre elas, podemos destacar: 

●    Dor muscular
●    Dor articular
●    Dor de origem cardíaca
●    Dor de origem no esôfago e estômago
●    Dor de origem na parede torácica (neuralgia, fraturas ocultas de costelas)
●    Dor pleurítica
●    Casos de infecção como herpes zoster que pode também ser referida nas mamas.