Câncer de mama

Para melhor entender, diagnosticar e curar, precisamos atentar para os tipos de câncer de mama.

Estes são alguns dos subtipos do carcinoma invasive. Podendo ter um prognóstico melhor do que o carcinoma ductal invasivo.

• Carcinoma cístico adenoide.
• Carcinoma metaplásico (A maioria dos tipos)
• Carcinoma medular - geralmente afeta mulheres mais jovens, pode estar associado a mutações predisponentes ao câncer
• Carcinoma mucinoso - geralmente acontece em mulheres após a menopausa.
• Carcinoma papilífero - frequentemente associado a CDIS, geralmente de bom prognóstico.
• Carcinoma Tubular - é geralmente menos agressivo.

Geralmente, todos são tratados como carcinoma ductal invasivo, mas podemos ampliar:
• O Carcinoma é um tipo de câncer que começa na pele ou nos tecidos. Existe um número de subtipos de carcinoma, incluindo adenocarcinoma, carcinoma de células basais, carcinoma de células escamosas e carcinoma de células de transição.
• O Sarcoma é um tipo de câncer que começa no osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo ou de suporte.
• A Leucemia é um tipo de câncer que começa no tecido produtor de sangue, como a medula óssea, e provoca um grande número de células anormais do sangue e entrando no sangue.
• O Linfoma e Mieloma são tipos de cânceres que começam nas células do sistema imunológico.
• Os cânceres do Sistema Nervoso Central são tipos de cânceres que começam nos tecidos do cérebro e da medula espinhal.

Câncer de mama inflamatório
Câncer inflamatório da mama é a forma mais agressiva do câncer.
A paciente possui vermelhidão e inchaço da  pele da mama, aumento da temperatura local, podendo ou não apresentar uma massa ou nódulo palpáveis. O mamilo pode estar invertido, os gânglios na axila podem aumentar de tamanho.
Geralmente ocorrem em mulheres mais jovens.

Câncer de mama no homem
Homens podem sim ter câncer de mama. os homens, representando, no entanto, menos de 1% do total de casos. O câncer de mama nos homens é diagnosticado com base em uma alteração notada pelo próprio paciente, já que não existe rastreamento de câncer de mama em homens..
Os tipos de tumor podem ser os mesmos que os tumores descritos para as mulheres.
Quando o homem nota alguma alteração na mama, como nódulo palpável, dor, inchaço, vermelhidão, saída de secreção pelo mamilo ou outro sintoma atípico, ele deve procurar um médico (mastologista ou oncologista).
Cuidar, olhar, perceber e tocar não é só para mulheres é para seres humanos. Cuide, olhe, perceba, toque!